A&E

AllTV

AMP

Animal Planet

Animax Brasil

AXN

Band

Band News

Band Sports

BBC

BBC World News

Bloomberg

Boomerang

Canal Brasil

Canal Rural

Canal Universitário

Canal Viva

Canção Nova

Cartoon Network

Cartoon Network Brasil

Chaves

Cinemax

CNN

CNN International

Combate

CSI

CSI: Miami

CSI: NY

Discovery Channel

Discovery Home & Healt

Discovery Kids

Discovery Travel & Living

Disney Channel

Disney Junior

Disney Junior Brasil

Disney XD

Dr. House

Dragon Ball Z

DW-TV

E!Entertainment Television

ESPN

ESPN Brasil

ESPN2

ESPN2 HD

Esporte Espetacular

Estação Globo

EuroChannel

Everybody hates Chris

Fashion TV

Fashion TV Brasil

Film & Arts

For Man

FOX

FOX Crime

FOX Kids

FOX Life

FOX News Channel

FOX: Next

Futura

Futurama

FX

Globo Ciência

Globo News

Globosat HD

GNT

Gossip Girl

HBO

HBO2

HBO Brasil

HBO Family

HBO Plus

History Channel

Jaspion

JBN TV

Liv

Logo TV

Lost

ManagemenTV

Manhattan Connection

Max HD

Max Prime

Mega TV

Megapix

Mix TV

MTV Brasil

Multishow

Multishow HD

My Wife and Kids

National Geographic

NBR

NHK

Nick Disney Channel

Nick Jr. Brasil

Nickelodeon

Os Simpsons

PFC

Playboy TV

Playboy TV Movies

Playgirl TV

Playhouse Disney

PlayTV

Prision Break

Private

Programa do Ratinho

Programa Jô

RBS TV

RAI

Record News

Rede 21

Rede Aparecida

Rede Gazeta

Rede Globo

Rede Gospel

Rede Record

RedeTV!

Rede Vida

Riacho Doce

Roda Viva

RTP Internacional

SBT

SBT Brasil

Sexy Hot

Shoptime

SONY

SONY Spin

Space

Speed Channel

SporTV

Supernatural

 

TCM

Teen Nick

Telecine Action

Telecine Cult

Telecine Fun

Telecine Pipoca

Telecine Premium

Telecine Premium HD

Telecine Touch

The Fresh prince of Bel-Air

TLC

TNT

TruTV

Tupi

TV5Monde

TVA

TVE Brasil

TV Câmara

TV Capital

TV Climatempo

TV Corinthians

TV Culinária

TV Cultura

TV Escola

TV Esporte Interativo

TV Gazeta Vitória

TV Nova São Carlos

TV Novo Tempo

TV Puc-Rio

TV Rá-Tim-Bum

TV Senado

TV Terra Viva

TV UOL

TV Vila Velha

Two and a Half Men

Ulbra TV

Universal Channel

USA

Venus

VH1 Brasil

VH1 MegaHits

Vila Sésamo

Viva

Warner Channel

Woohoo

 

TV CULTURA AO VIVO

Ver TV CULTURA ao Vivo pela Internet.
 

A TV Cultura é uma emissora e rede de televisão brasileira com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. emissora e rede de televisão pública e comercial de caráter educativo e cultural, foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, sediada na capital paulista, gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas e retransmissoras em diversas regiões do Brasil.

É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

História
TV Cultura - Diários Associados

Em 1958 os Diários Associados recebe do governo a concessão do canal 2 de São Paulo. No dia 20 de setembro de 1960 entra no ar a TV Cultura dos Diários Associados com o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo" e como logotipo C2 Cultura e uma indiazinha desenhado no centro.

A TV Cultura inicia com um estúdio de 30m² instalado no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua Sete de Abril, 230, que foi o estúdio onde a TV Tupi iniciou suas transmissões. Os técnicos e os atores eram da TV Tupi e além disso, sua antena no alto do Banespa (Edifício Altino Arantes) também era a antiga antena da TV Tupi, pois a TV Tupi já transmitia com nova antena no Sumaré. Os Diários Associados colocou o canal 2 no ar com pouca divulgação, de forma que muitos nem souberam de seu lançamento.

No inicio das transmissões da TV Cultura José Duarte Jr era diretor artístico e comercial da emissora que depois foi substituído por Mário Fanucchi. Mário Fanucchi foi um dos primeiros "vinheteiros" do Brasil e inventor do indiozinho da TV Tupi. Na época ainda não existia o video-tape, de forma que a programação da TV Cultura nunca foi a mesma da TV Tupi como muitos imaginam, na verdade tinha seus próprios estúdios e profissionais.

Entre os profissionais da TV Cultura temos: Ney Gonçalves Dias (apresentador), Fausto Rocha (produtor), Xênia Bier (garota-propaganda), Carlos Spera (repórter e jornalista) e Jacinto Figueira Jr. - que criou o "Homem do Sapato Branco", primeiro programa popular da TV Cultura.

Em 1963 os Diários Associados formam parceria com o Governo do Estado de São Paulo o SERTE (Serviços de Educação de Rádio e Televisão) que daria origem a dez horas de programação educativa na emissora.

Em 28 de abril de 1965 um curto-circuito provoca grande incêndio no estudio da TV Cultura: 15º andar do Edifício Guilherme Guinle na Rua Sete de Abril, 230. Infelizmente neste incêndio se perdeu a "Câmera 1" (câmera TK-30 de 80 quilos) que registrou a inauguração da TV Tupi no Brasil.

Com o incêndio os programas da emissora foram provisoriamente produzidos em um estúdio da TV Tupi no Sumaré. Em 1966 a TV Cultura se instala em um bosque próximo a Freguesia do Ó, ao lado da Lagoa Santa Marina - ambos no bairro de Água Branca. Ali criaram a competição "Acqua-Ringue", que era uma luta de boxe que fazia vencedor aquele que jogava o outro na água.

Só que mais despesas se acumularam com a mudança para a nova sede. O incêndio de 28 de abril de 1965 desta forma colaborou para a venda da TV Cultura. Assis Chateaubriand decide então vender a TV Cultura para o governo do Estado de São Paulo em suas novas instalações na Água Branca

Transição Associados-Fundação Padre Anchieta
Em setembro de 1967 o governador Roberto Costa de Abreu Sodré cria a Fundação Padre Anchieta (Centro Paulista de Rádio e TV Educativa). Esta Fundação foi composta por diversos profissionais, faculdades (USP, Unicamp, PUC, Mackenzie, entre outras), sociedades privadas e públicas (ABI, UBE, etc.) e com 70 centavos de cada paulista. A Fundação Padre Anchieta adquire então dos Diários Associados a TV Cultura Canal 2 e as Rádios Cultura AM e FM.

A TV Cultura seria então a segunda emissora de TV educativa do Brasil (a primeira é a TV Universitária (TVU), da Universidade Federal de Pernambuco). A Fundação Padre Anchieta procurou dar um novo nome para a emissora como: TV Escolar, TV Educativa, etc. Como a TV Cultura já tinha uma programação educativa, a Fundação manteve este nome, mesmo porque todos os funcionários da antiga emissora nesta fase de transição foram mantidos, já que seus profissionais lidavam com programas educacionais.

O governo começa então a aterrar a Lagoa Santa Marina na Água Branca, criando ruas, fábricas e prédios a sua volta. É construído então a nova sede da TV Cultura na Rua Carlos Spera 179 (nome do jornalista da TV Cultura na fase Diários Associados e também da TV Tupi), perto da Rua Cenno Sbrighi 378.

TV Cultura - Fundação Padre Anchieta
Em 1968 o canal foi doado à Fundação Padre Anchieta, que reinaugurou a emissora em 15 de junho de 1969, por Rafael Noschese e Cláudio Petraglia. Após quatro meses de transmissões experimentais que iniciaram no dia 4 de abril, foi inaugurada a TV Cultura às 19h30 do dia 15 de junho, com a apresentação dos discursos do então governador, indicado pela ditadura militar, Roberto Costa de Abreu Sodré e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Bonifácio Coutinho Nogueira (que posteriormente veio a fundar a EPTV, rede de quatro emissoras afiliadas à Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais). Em seguida, foi exibido um clipe mostrando o surgimento da emissora, os planos para o futuro e uma descrição dos programas que passariam a ser apresentados a partir do dia seguinte. Além disso exibiram uma fita com o Papa Paulo VI dando benção à TV Cultura.
Presidente Lula, durante gravação de entrevista para o programa Roda Viva da TV Cultura, no Palácio do Planalto.

O primeiro programa exibido foi o documentário Planeta Terra no dia 16 de junho, às 19h30, que trazia como tema terremotos, vulcões e fenômenos que ocorrem nas profundezas do planeta. Em seguida, às 19h55, foi levado ao ar um boletim meteorológico chamado A moça do tempo, apresentado por Albina Mosqueiro. Às 20h iniciava uma série chamada de Curso de Madureza Ginasial(onde Ruth Cardoso, ex-primeira-dama presidencial era uma das professoras que dava aula pela televisão), sendo um dos seus maiores desafios o de provar que uma aula transmitida por televisão poderia ser, ao mesmo tempo, eficiente e agradável. E tivemos nos primeiros programas da emissora a peça "O Feijão e o Sonho" - de Orígenes Lessa - , "Quem Faz o Quê" sobre profissões, "Sonatas de Beethoven" - com o pianista Fritz Jank - e "O Ator na Arena", com Ziembinski.

A TV Cultura da Fundação Padre Anchieta já nasceu com seu "bonequinho" - como apelidaram seu símbolo, inicialmente acompanhado da assinatura "TV-2 Cultura". O verde desde sua fundação é tido como a cor oficial da instituição.

A Rede Pública de Televisão, formada pela união da TVE Brasil (RJ) com a TV Cultura (SP), foi extinta no dia 2 de Dezembro de 2007, data da inauguração da TV Brasil, a TV pública do Governo Federal Brasileiro. Com isso, São Paulo e outros estados brasileiros passaram a transmitir apenas o sinal da TV Cultura. Depois, muitas emissoras públicas em todo o território nacional deixaram de transmitir a programação da TV Cultura para transmitirem a programação da TV Brasil, gerando o rápido encolhimento da rede de 2008 até hoje.

Programas

Programação infantil
Para o público infanto-juvenil, a TV Cultura e a TV Globo uniram-se ao Sesame Workshop para produzir uma versão brasileira do norte-americano Sesame Street, chamada Vila Sésamo (1972 a 1977). Logo, a TV Cultura passou a ser especialista em programas infantis educativos, como Bambalalão, que foi laureado em vários anos com o prêmio APCA de Melhor Infantil, Rá-Tim-Bum, que também recebeu o prêmio da APCA além da medalha de ouro no Festival de Nova York, Castelo Rá-Tim-Bum, programa infantil de maior sucesso da TV Cultura, que rendeu shows de suas personagens, revistas, jogos e um longa-metragem: Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme; Catavento, que ganhou um prêmio da televisão estatal japonesa NHK e Cocoricó, programa infantil que usa bonecos como personagens, e é também é um dos maiores sucessos da emissora.

Esportes
Em 1974, a TV Cultura ja estava cobrindo a sua primeira Copa do Mundo. Em 2005 a emissora paulista volta a transmitir competições esportivas. A Copa das Confederações, a Copa Cultura de Juniores e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aos sábados, eram exibidos jogos de voleibol. Em 2006 a emissora paulistana faz o anuncio das transmissões do campeonato português de futebol. Em 2009, transmite o campeonato italiano de futebol.

Copa do mundo de futebol
As copas do mundo de 1974 e 1978 foram a primeira e a segunda Copa do Mundo que a TV Cultura exibiu. Os ícones da narração eram Luiz Noriega e Walter Abrahão.

Na copa de 1982, a TV Cultura, exibe os jogos em parceria com a Rede Globo. Os narradores eram próprios da emissora carioca. Eram Luciano do Valle (partida de abertura, partidas da seleção brasileira, e a final) e Galvão Bueno (partidas dos outros paises).

Programas esportivos e mesas-redondas
Dos programas esportivos, a TV Cultura exibe o Cartão Verde e o Grandes Momentos do Esporte. Também passaram na emissora diversas personalidades da narração esportiva e comentaristas como Juca Kfouri, José Trajano, Jorge Kajuru, Flávio Prado, Nivaldo Prieto, Armando Nogueira (in memoriam), entre outros.

Emissoras

Incêndios
Em 28 de abril de 1965 um curto-circuito no 15º andar do Edifício Guilherme Guinle, na Rua 7 de Abril, 230 provoca um incêndio onde era o estudio da TV Cultura dos Diarios Associados. Pouco se salvou deste incêndio onde inclusive perde a primeira câmera de TV do Brasil da Rede Tupi. Em decorrência deste incêndio o Assis Chateaubriand acaba mais tarde vendendo a emissora para o Governo do Estado de São Paulo.

No dia 28 de fevereiro de 1986 outro incêndio atingiu a sede da TV Cultura, na cidade de São Paulo. O fogo destruiu 90% dos equipamentos da emissora, fazendo com que ela ficasse três horas fora do ar.

TV Cultura HD
O Canal estreou em São Paulo no numero 24 em UHF Digital ( numero virtual 2.1), vários programas da casa já estão sendo produzidos com a nova técnologia e com os recursos disponiveis, a TV Cultura envia junto com seu sinal o sinal dos canais Univesp e Multicultura. Até o fim de 2010 a programação será levada para mais algumas cidades do interior de São Paulo. A nova torre para transmissão do sinal HD já está montada na cidade Campinas e o sinal deve alcançar várias cidades da região metropolitana. A cultura agora aguarda meios para enviar seu MUX de canais HD para Campinas, pois, ainda não tem uma banda HDTV em nenhum satélite o que impossibilita a estréia do canal no interior. O canal já recebeu autorização para operar na cidade no canal 38 UHF Digital, mas, se recusa a iniciar as transmissões em SD apenas da TV Cultura e mesmo com tudo pronto ainda não está transmitindo em Campinas.

PROGRAMAS

 Álbum da Natureza
Café Filosófico
Cartão Verde
Ciência Travessa
Cine Brasil
Clássicos
Cocoricó
Crianças do Brasil
Cultura Documentários
Cultura Mundo
Cultura Retro
Ensaio
Entrelinhas
Escola 2.0
Festival Internacional de Cinema Infantil
Grandes Momentos do Esporte
Inglês Com Música
Invenção do Contemporâneo
Jornal da Cultura
Manos e Minas
Metrópolis
Móbile
Mostra Internacional de Cinema na Cultura
Mundo da Lua
Nossa Língua
Planeta Terra
Provocações
Quintal da Cultura
Radiola
Repórter Eco
Roda Viva
Sangue Latino
Sessão Independente
Sr. Brasil
Telefilmes Cultura
Viola, Minha Viola
Vitrine  Fonte

  Comparte este articulo : Compartir en Facebook

WEB do TV CULTURA :  http://tvcultura.cmais.com.br/

 

Home               Mapa do Site               Contato

Copyright 2014  -  Brasil TV ao Vivo .com